Cassoulet? Ou Casserole mesmo? Não sei não.
Com choque vi esta entrevista que destruiu muitos dos meus sonhos patrióticos. A feijoada não é brasileira, porra nenhuma. Muito menos dos escravos. Como tudo de bom neste Brasil, foi trazida da civilização que nos deu os Cipiões, as calças e Estado de Direito. Foram-se embora as fábulas de pobres escravos oprimidos catando restos da Casa Grande. A Europa tem seus feijões cozidos com carnes. E sempre cozinharam feijão com tudo quanto era carne por lá. Chegando no Brasil, só colocaram o feijão preto, que é nativo da Terra de Santa Cruz e deixa o caldinho mais grosso. O entrevistado cita a cassoulet francesa com feijão branco... verdade... já vi cassoulet em casserole e não gostei dos miúdos flutuando. Coisas francesas e com miúdos, ah não
"De súbito, uma idéia pendurou-se no trapézio que tinha no cérebro"... que tal uma feijoada com feijão branco???
Devo observar aqui, leitor, que tenho um conceito muito laxista de feijoada. Para mim, basta feijão, carne-seca e paio. Sim, paio. Paio é divino. Paio é delicioso. Paio é perfeito. Desde que você não o enfie no rabo, paio vai bem com tudo. Para mim, o paio destronou a lingüiça calabresa faz tempo.
Comprei carne-seca. Hoje em dia, cacete, você encontra carne-seca embalada a vácuo e com nome de JERKED BEEF. Pode? Que a feijoada não seja brasileira vá lá, mas jerked beef excita novamente o patriota em mim. É carne-seca, porra!
É sumamente importante tirar o sal do jerked carne seca. Deixe de molho com água morna, troque a água, faça isso e assim vai. Na época da faculdade, havia uma interessante demonstração como trocar o solvente várias vezes valia mais a pena que usar muita água. Mas esta época está morta.
Não tem segredo, enfie as carnes, o feijão, água (SIM, MUITO IMPORTANTE) e temperos na panela de pressão e deixe apitando. Eu coloquei pimentão vermelho cortadinho, folha de louro e alho moído. E uns feijões carioquinhas para completar a panelada, porque estava com pouco feijão branco. Ficou bom. Forte para cacete. Dá par comer uns 4 dias. Quando esfria, os toletes de gordura ficam sólidos por cima, parece o mar ártico no inverno. Lindo de se ver, exceto para as coronárias.
Como crítica, tenho que o feijão branco (franceses estúpidos!) não faz caldinho. Senti falta do caldinho. Não fica a mesma coisa não, meus caros. Mas dá sustança. e homem que é homem come feijão! Porque feijão tem que se comer o branco, o preto, o carioca, o fradinho, o de corda, aquele esquisito que não sei o nome, macho come feijão!!!